sábado, 18 de setembro de 2010

Cinema descerebrado

Desempregado é fogo, né? A gente passa o dia tentando arranjar o que fazer. Quando já assistimos todos os filmes bons que passam na matineé chegamos ao guichê do cinema, olhamos para a programação já meio desanimados, como quem olha o menu de saladas de um restaurante macrobiótico e lançamos a típica frase de queme stá com uma fome urgente:
_ O que está começando agora?
A menina do guichê, grávida de 12 meses, pelo tamanho da barriga, olha por cima dos óculos.
_ Agora tem "Os Mercenários".
Não sou lá fã de cinema descerebrado, mas nasci nos anos 80, então ver Ivan Drago, Rocky Balboa e outros mitos do cinema porrada juntos é uma experiência nota dez.
assisti ao filme e posso falar sobre duas cenas. Duas únicas cenas que fazem aquela sanguera desatada, visceral e gore valer a pena.
A primeira, a cena na igreja. Antológica. Para quem sempre quis ver Scwarza, Stallone e Willis juntos, deu prá dar um gostinho bem de leve.
A segunda, o único ator de verdade naquele filme (Mickey Rourke) dando aula de como deixar um texto clichê forte, poderoso e rasgadamente perfeito.
Clichê, aliás, é o segundo nome do filme. ditador-latino-americano-que-se-envolve-com -ex-agente-da-CIA-para-traficar-drogas-é-atacado-por-grupo-mercenário-para-a-libertação-do-país. Não preciso dizer que o filme é mais obvio do que tudo o que eu já vi, né verdade? Ah, lembrei de outra coisa que vale a pena, mas não no filme, que é a Gisele Itiê. Para quem a viu no Mandrake, anos atrás, mandando bem com o Marcos Palmeira entende porque ela foi escolhida pelo Rambo para ser a heroína...
Para não dizer que é só do Stallone que eu falo mal, ontem fui assistir outro filme descerebrado. Resident Evil: Recomeço. Para quem gostou do jogo Resident Evil 5, as referências são excelentes. Para quem assistiu em 3D (não foi o meu caso) excelente. Para quem foi esperando por referências de outros filmes, trabalhos e revistas em quadrinhos sobre zumbis, excelente. Para quem gosta de ação, excelente. Se você foi esperando assistir a um filme inteligente, vai te catar! Filme de zumbi inteligente só se for do Romero, cacete, parece que não sabe!
Pois é. Até Robert Kirkman e seu The Walking Dead recebeu uma homenagem bonita no filme, com a ambientação em uma prisão. Agora, Chris Redfield está ridículo. Aliás, que ator não está? Ah, mas tem a Milla e a Ali Larter (que é uma das únicas loiras por quem sou capaz de me apaixonar no mundo), que valem o ingresso. Tem o Wesker também e tem uma cena perfeitinha tirada do jogo RE5.
Filmes descerebrados também podem ser divertidos. Vale a pena assisti-los. Mas que senti falta do Rambo original ou da luta final entre Ivan Drago e Rocky Balboa e o "eu mata você"...

2 comentários:

  1. eu fui assistir nosso lar e amei.
    agora vou esperar comer rezar e amar pra me apaixonar de vez.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Sentimental
    Leia o livro!
    Você já vai querer fazer uma viagem daquelas, com certeza...

    ResponderExcluir